Guerrilha. Re-brand de uma marca com... código morse

O desafio aqui era criar um rebrading que trouxesse toda a atualidade de recursos e materiais que a Guerrilha Filmes trabalha e trazer um tom mais conceitual para a empresa mesclando design e storytelling.



Re-branding

Guerrilha Filmes é uma produtora conceituada em Belo Horizonte responsável por grandes trabalhos do meio publicitário e criativo.

O desafio aqui era criar um rebrading que trouxesse toda a atualidade de recursos e materiais que a Guerrilha Filmes trabalha e trazer um tom mais conceitual para a empresa mesclando design e storytelling.







1ª mudança - Nome / Conceito


A "Guerrilha Filmes" é conhecida no mercado apenas o nome de"Guerrilha" então optamos por trabalhar apenas com essa palavra para criação do novo projeto visual deixando o "filme"como algo mais subjetivo. Adotamos o CO. no projeto e no novo domínio. Significa "e Companhia" ( & Cia.) - equivale a uma empresa com responsabilidade limitada (como a nossa Ltda., ou seja, Limitada) - os seus donos não são responsáveis pelos dívidas da companhia.


2ª mudança - Sem "GUERRA", mas com REVOLUÇÃO


A "Guerrilha" não quer representar Guerra, violência e nem luta ofensiva, mas sim um MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO.

Por isso,  a inspiração veio de grandes nomes que passaram por períodos tortuosos de Guerra mas fizeram diferença em outro aspecto como Desmond Doss,  Winston Churchill e principalmente Alan Turing.

Alan Turing foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica em um centro especializado em quebra de códigos. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo uma máquina eletromecânica que poderia encontrar decifrar os códigos Nazistas da máquina Enigma.


Inclusive fiz um vídeo sobre a história do Alan Turing e sugiro bastante :)



Com essas inspirações, três palavras se tornarão a linha de frente da Guerrilha: COMUNICAÇÃO,INOVAÇÃO & RESISTÊNCIA

Conceito estético

CÓDIGO MORSE





Código Morse é um sistema de representação de letrasalgarismos e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado de modo intermitente. Foi desenvolvido por Samuel Morse em 1835, criador do telégrafo elétrico, dispositivo que utiliza correntes elétricas para

controlar eletroímãs que atuam na emissão e na recepção de sinais.

Esse código foi o mais usado para comunicação em períodos de grandes conflitos. Transmitindo mensagens preocupantes MAS TAMBÉM SALVANDO VIDAS.


Esse meio de comunicação foi muito utilizado por marinheiros durante o século XIX. O primeiro registro de resgate marítimo depois de pedido de socorro utilizando o Código Morse ocorreu em 1899, no Estreito de Dover e por esse motivo, marca ganhou sua versão Morse.










Proposta Visual


A proposta visual então foi criada seguindo 3 pilares principais:


  • Design da comunicação em códigos

  • Nova mensagem a ser transmitida

  • Conceito estético]



E a partir disso a comunicação ganhou seu desdobramento em outras peças gráficas, o resultado final você confere a seguir.






Cores monocromáticas


Não trabalharemos com cores variadas na comunicação visual, focaremos apenas o preto o branco e o cinza para comunicação. A aplicação das cores e do símbolo são:





Em breve teremos fotos do projeto. :)

E aí, vamos tomar um café?!